Nossas Notícias

SOMEVESC realiza encontro de Núcleos e Planeja 2022.

SOMEVESC realiza encontro de Núcleos e Planeja 2022.

Primeiro encontro presencial após o período de Pandemia aconteceu em Florianópolis e debateu temas importantes para o setor da Medicina Veterinária para o próximo ano.

No dia 22 de novembro, no Centro Executivo dos Médicos Veterinários de Santa Catarina, sediado em Florianópolis, a Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária realizou encontro dos Núcleos Regionais de diferentes pontos do Estado, com presença de representantes de Criciúma, São Miguel d´Oeste, Chapecó, Joaçaba, Gaspar e Florianópolis.
A primeira pauta debatida foi apresentada pelo Assessor Jurídico da Somevesc, dr. Nefhar Borck, referente questões jurídicas salariais envolvendo denúncias referente à concursos públicos no Estado de Santa Catarina, com contratação de Médicos Veterinários com salários abaixo do piso. Até o momento, cinco editais de concursos públicos foram suspensos para revisão, fato visto como uma vitória pra a classe frente ao apontado pela assessoria, que considera que oferecer salário abaixo do piso “afeta a credibilidade das próprias prefeituras que organizam os editais”. Além do Conselho Regional de Medicina Veterinária – SC, que é apoiador da ação, o assunto será levado à Federação dos Municípios de Santa Catarina – FECAM – para que alerte as prefeituras sobre futuras licitações.
No segundo momento, o departamento de marketing da Sociedade, representado por Aline Andres e Alex Morais, expuseram ao grupo todas as ações relacionadas aos 60 anos da Somevesc, celebrados em 2021, com destaque para lançamento do livro alusivo, que aconteceu nas dependências da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, bem como ações de integração da classe, como o Concurso Fotográfico realizado junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV/SC, o Prêmio Abel Just como reconhecimento aos trabalhos acadêmicos do setor, entre outros. Para 2022 será definida novas agendas de encontros regionais para workshops em Marketing à profissionais do mercado Pet em diferentes regiões do estado, sendo que para o Núcleo de Gaspar, a data já foi previamente definida.
Na pauta em destaque do encontro, o presidente da Sociedade, professor Adil Knackfuss Vaz fez ampla apresentação da realidade do Ensino de Medicina Veterinária em Santa Catarina e no país, exibindo quadro comparativo com número de profissionais a cada 1 mil habitantes, na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil, apontando excesso de cursos e de profissionais em locais com a abertura das ofertas Ead – Ensino a Distância.
Como exemplo, enquanto os Estados Unidos tem média de 0,36 profissionais a cada 1 mil habitantes e a Alemanha 0,50, o Brasil tem 0,70 e Santa Catarina 1,07, acima do dobro de países europeus. No ano de 1980, o Brasil oferecia 32 cursos de Medicina Veterinária, em 2017; 196 ofertas e apenas 04 anos depois, em 2021; 493 cursos. Este fato tem levado profissionais graduados a afastarem-se ou frustrarem-se com o mercado de trabalho, que hoje oferece em média, salário de R$ 3.681,57, no entanto tem 20% dos profissionais graduados, em situação de ociosidade. O excesso de cursos pode oferecer à comunidade, profissionais não capacitados. Esta é uma das preocupações da Somevesc.
Como base nestes dados, a Somevesc está pleiteando junto ao Senado Federal, através da bancada catarinense, Projeto de Lei que implementa o Exame de Proficiência aos Médicos Veterinários recém formados, para garantir que os cursos existentes entreguem à comunidade, profissionais competentes, responsáveis e capacitados. Além de encaminhado ao Senado, o Projeto de Lei já foi apresentado ao Conselho Federal e ao Conselho Regional de Medicina Veterinária

Outro momento importante, foi a criação das Comissões; de Ética, Bem Estar Animal, Ensino e Inspeção, com indicação de nomes para suas composições e que deverão estar completas para o ano de 2022, ano também em que acontecerá a eleição de nova diretoria da Sociedade e que terá ampla organização para um pleito justo, com participação de todos os Núcleos associados.

Compartilhar:

Comentários