Nossa História
SOMEVESC, 58 anos de história

Dezessete pioneiros da área veterinária de Santa Catarina vislumbraram, no início da década de 60 um futuro de grandes realizações e conquistas para a categoria e, fundaram, no dia 14 de julho de 1961, a Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc), para congregar social e culturalmente os médicos veterinários, demonstrando à sociedade catarinense o valor dessa profissão e de quem a exerce.
Na Assembleia Geral constitutiva da Somevesc participaram como sócios fundadores os médicos veterinários:
- Adriano Pires da Silveira;
- Alberto dos Santos;
- Belisário Ramos Neto;
- João Manoel de França;
- Jorge José de Souza;
- José de Oliveira Malta;
- José Quevedo Maia;
- Léo Carlos da Silveira;
- Luiz Irapuam Campelo Bessa;
- Martinho Guizzo Netto;
- Moahir Thomé de Oliveira;
- Neri de Souza;
- Osias Guimarães;
- Paulo Londero Sperb;
- Roberto da Gama;
- Wadih de Albuquerque Araújo; e
- Walter de Albuquerque Araújo.
Desde então a Somevesc - uma sociedade civil, com estrutura federativa, sem fins lucrativos, formada por profissionais de Medicina Veterinária, tem representado os médicos veterinários perante a sociedade catarinense, suas autoridades e outras entidades, colaborando principalmente na saúde pública e vem cumprindo sua missão de proporcionar o congraçamento da categoria dos Médicos Veterinários, o estreitamento de suas relações, a cooperação profissional, o desenvolvimento técnico, científico, cultural, social, esportivo e econômico.
Para isso, a Somevesc estabelece parcerias solidárias com as demais entidades da categoria e com a comunidade em busca de soluções coletivas para problemas locais e globais. Evidenciando o amor pela profissão e promovendo o fortalecimento da classe.
A Somevesc dispõe de sede própria, localizada no bairro Itacorubi, em Florianópolis. Prédio cuja locação de espaços permite que a instituição seja totalmente auto-sustentada sem a necessidade de pagamento de mensalidades por parte dos sócios. Modelo que é referência de administração de recursos em todo o país. Um presente para a classe que se dedica a diferentes áreas de atuação.
A entidade valorizar a contribuição desses profissionais para o bem-estar e a saúde de animais e da sociedade e atua por meio dos Núcleos Regionais Associados de Médicos Veterinários no Estado Catarinense, com grande número de associados.