Produtividade e adequação do produto à comercialização é o tema do 28º Encontro Catarinense de Apicultura (ECA) que ocorre nos dias 20 e 21 de maio, no município de Águas Mornas. São esperados cerca de 800 produtores para o encontro que é realizado a cada dois anos.
O evento visa oferecer aos produtores o conhecimento para aprimorar e aumentar a produção nas colméias, e expandir a comercialização. Ele acontece nos salões da Igreja Sagrado Coração de Jesus (Praça Evaldo Carlos Lehmkuhl, Centro). Em paralelo, ocorrerá a 3º Tecno-Apis, feira de inovações tecnológicas voltadas a apicultura.
A meliponicultura será um dos destaques do encontro, como tema de minicurso. Palestras e oficinas também abordarão o assunto, para aprofundar o conhecimento dos produtores e interessados nesse segmento.
A programação contará, ainda, com a Expo-feira de mel e produtos derivados, materiais e equipamentos apícolas, além do museu apícola, palestras, oficinas técnicas, aulas práticas de campo e visitas técnicas.
Estão programados, também, passeios a pontos históricos, culturais e turísticos do município e região. A programação alternativa inclui a escolha da Rainha e das Princesas e o Baile da Rainha do Apicultor.
No Brasil, o setor da apicultura cresce de forma exponencial. Santa Catarina é o 4° maior Estado em produtividade, com 350 mil colméias. São aproximadamente 30 mil famílias que dependem desse setor, onde 80% delas têm a apicultura como principal atividade econômica. Além disso, Santa Catarina produz anualmente 6 mil toneladas, das 45 mil produzidas em todo o País.
O encontro é promovido pela CBA, FAASC, Sebrae-SC e Associação de Apicultores Encosta da Serra, com apoio da Prefeitura Municipal de Águas Mornas e Epagri, entre outros.
Nossas Notícias
Apicultores de SC realizam encontro em Águas Mornas
19/05/2011
Comentários