2 de setembro de 2014

Dia do médico veterinário

Médicos Veterinários são profissionais cada vez mais presentes no dia-a-dia da sociedade, na medida em que os animais de estimação, especialmente, os cães e gatos e silvestres, fazem parte das nossas famílias.

A esse profissional, a quem cabe atuações nas Universidades, na Epagri, na Cidasc, nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, na saúde pública no NASF, no Icasa, nas prefeituras, nas agroindústrias, nas Forças Armadas, na Polícia Militar e no Comércio e na qualidade de autônomo, devemos atribuir o sentimento de confiança na qualidade que temos ao consumirmos alimentos de origem animal.

Assim, o Médico Veterinário está presente nas cidades e no campo, em tantos serviços prestados a comunidade, no cuidado com a saúde, no bem-estar e na nutrição e manejo dos animais de companhia e de produção. É um profissional essencial na tecnologia de fabricação, de higiene e de segurança dos produtos de origem animal. E na fiscalização, fazendo cumprir os preceitos legais dessas áreas.

Somos nós que garantimos ao Estado, em parcerias com outras profissões, a manutenção de incontestável posição de destaque no agronegócio no Brasil e no exterior. É o Médico Veterinário o profissional responsável pela conquista do status sanitário privilegiado, conferindo ao nosso Estado a condição de território livre de várias doenças sem vacinação, o que permite a ampliação do mercado interno e externo aos produtores rurais, gerando milhares de empregos e o aquecimento da economia de Santa Catarina.

Para o povo catarinense, o Dia 9 de Setembro representa, então, uma oportunidade de render homenagem a essa Classe cujo produto do seu trabalho está, em vários sentidos, presente em nossas vidas.

Jorge Luiz Ramella, presidente da Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc)

Deixar um Comentário

     


Nota: A moderação de comentários pode estar ativa, então não há necessidade de re-enviar o seu comentário.