19 de outubro de 2018

ALESC homenageia profissionais da Medicina Veterinária e Zootecnia

fotonoticia_151018_especial_zootecnistas_veterinarios_FQ34   fotonoticia_151018_especial_zootecnistas_veterinarios_FQ32

 

Reconhecimento da ALESC pelos 50 anos de regulamentação das profissões.

fotonoticia_151018_especial_zootecnistas_veterinarios_FQ6

 

O cinquentenário de regulamentação das profissões de Medicina Veterinária e a Zootecnia foram celebradas na noite desta segunda-feira (15) em Florianópolis, durante sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

 

Durante a sessão, a Alesc homenageou doze profissionais que contribuíram com o desenvolvimento e consolidação dessas profissões. Também receberam a honraria quatro instituições representativas de classe: o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV/SC), a Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc), a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – Santa Catarina (Anclivepa-SC).

 

O deputado Maurício Eskudlark (PR), que presidiu a sessão, ressaltou o papel desempenhado por médicos veterinários e zootecnistas para o desenvolvimento da produção de alimentos no estado. “Esses profissionais prestam orientação técnica aos produtores e às indústrias, em atividades como a agricultura, suinocultura, bovinocultura entre outras, aumentando a qualidade da produção que torna nosso estado destaque no país. Esta sessão é, portanto, um reconhecimento desta casa legislativa a estes profissionais que prestam um relevante serviço à sociedade catarinense.”

 

Para o presidente da Somevesc, Médico Veterinário Dr. Jorge Luiz Ramella, a atuação dos médicos contribuem para a conquista do atual estágio sanitário animal do estado, onde figura como destaque o reconhecimento internacional como região livre de febre aftosa sem vacinação há mais de uma década.  “Trabalho que confere a Santa Catarina um estado sanitário de alto nível, especialmente na suinocultura e avicultura, atividades em que estamos entre os maiores produtores e exportadores do país.”

 

Dr. Ramella salientou ainda que “na área da educação em Santa Catarina, são oferecidos atualmente 24 cursos de graduação em Medicina Veterinária, dos quais, 20 na modalidade presencial e 04 na modalidade a distância, e 5 cursos de graduação em Zootecnia, oferecidos na modalidade presencial. Quanto aos números de Médicos Veterinários e Zootecnistas atuantes, SC conta atualmente com 6.339 Médicos Veterinários e 174 Zootecnistas. Chama atenção em relação ao gênero que as mulheres participam em quase igual número entre os profissionais dessas áreas”.

 

“O cenário atual de formação nessas áreas é extremamente preocupante, pela alta proliferação de cursos de graduação, o que poderá comprometer a qualidade dos egressos, bem como se encaminha para sérios problemas de inserção desses profissionais no mercado de trabalho”, pontua.

 

Finaliza o Presidente da SOMEVESC, que “os serviços da medicina veterinária são considerados um bem público mundial, tendo este profissional uma relevante importância para a sociedade, fundamentalmente na defesa da saúde e segurança alimentar coletiva”.

 

fotonoticia_151018_especial_zootecnistas_veterinarios_FQ8

Instituições e profissionais homenageados:

  • Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SC), representado pelo seu presidente, Marcos Vinícius de Oliveira Neves;
  • Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc), representada pelo seu presidente, Jorge Luiz Ramela;
  • Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-SC), representada pelo seu presidente, Rainere Gaertner;
  • Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), representada por Adilson Luiz Schmitt;
  • Silas Maurício Cuneo Amaral, médico veterinário;
  • Marília Terezinha Sangoi Padilha, zootecnista;
  • Aury Nunes de Moraes, médico veterinário;
  • Claudinei Martins, médico veterinário;
  • Nelva Grando, médica veterinária;
  • Rudnei João de Souza, médico veterinário;
  • Alceu Mezzalira, médico veterinário;
  • Helenice Mazzuco, zootecnista;
  • Jaime João Regis, médico veterinário;
  • Pedro Jeremias Borba, médico veterinário;
  • Moacir Tonet, médico veterinário;
  • Abel Just, médico veterinário (in memoriam), representado pelo seu filho, Paulo Antonio Just.

fotonoticia_151018_especial_zootecnistas_veterinarios_FQ26

Deixar um Comentário

     


Nota: A moderação de comentários pode estar ativa, então não há necessidade de re-enviar o seu comentário.